HPV ANAL (Condiloma anal)

O HPV é um vírus transmitido por contato sexual, que pode provocar a formação de verrugas na região de contato (pênis, ânus, garganta, etc.), popularmente conhecido como "crista de galo". O tempo que decorre do contato até o aparecimento das lesões são muito variados, podendo acontecer anos após a relação infectatnte. Estas lesões podem se alastrar, se transformar em verdadeiros tumores anais, de difícil tratamento.

Outro problema que merece maior atenção é a relação do HPV com o câncer. Esta associação se tornou evidente nos casos de câncer de colo de útero, e, posteriormente, em outros tumores, como câncer anal e câncer de garganta.

Este risco é ainda maior quando o HPV vem associado ao HIV. Este estimula uma proteína no HPV que aumenta consideravelmente o risco de câncer anal .

SINTOMAS

O principal sintoma é uma tumoração em forma de verruga, de tamanhos variados, que podem vir acompanhados de coceira ou irritação local. Se não tratados, podem progredir, desenvolvendo formas tumorais de difícil tratamento.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico baseia-se no exame proctológico, realizado com aparelho de magnificação de imagem, ou seja, aumenta a imagem entre 20 e 40 vezes, e tem 3 objetivos: identificar lesões evidentes, identificar lesões pré-malignas e diagnosticar o câncer anal em estadios precoces.

Marque aqui a sua consulta para HPV Anal / Condiloma Anal

TRATAMENTO CLÍNICO

Pode-se usar o tratamento clínico com soluções líquidas ou pomadas, como adjuvante ao tratamento cirúrgico ou como tratamento exclusivo. Estes medicamentos devem ser orientados por médicos, pois apresentam muitos efeitos colaterais.

TRATAMENTO CIRÚRGICO

Visa ressecar as lesões e cauterizar a sua base, que pode ser realizado bisturi elétrico ou com uso de laser. O mais importante após a cirurgia, é o seguimento frequente, para identificar o retorno das lesões precocemente, com a "Anuscopia de Magnificação".

Aonde estamos...

• Rua Barata Ribeiro, 490 - Cj42