Skip to main content

BLOG

O tratamento do HPV cura a lesão definitivamente ?

O HPV é um vírus de transmissão sexual, pelo contato direto, que normalmente é combatido e debelado pelos anticorpos do nosso corpo. Porém uma porcentagem razoável das pessoas que entraram em contato com o vírus, desenvolve a doença conhecida como crista de galo ou condiloma acuminado. As lesões se parecem com verrugas, que podem crescer e se juntar formando grandes lesões, quando não tratados.

O tratamento geralmente visa ressecar as lesões visíveis a olho nu e identificar as menores através de um teste com ácido acético (parecido com vinagre) que torna as lesões menores esbranquiçadas, podendo ser identificadas com aparelhos que aumentam a imagem em 20 a 40 vezes (anuscopia de magnificação).

Porém, estas lesões apresentam grande chance de retornarem num período de 1 ano, principalmente em pacientes portadores do vírus HIV. Nestes casos a chance de retorno das lesões é maior que 60%.

Portanto, um acompanhamento rigoroso trimestral deve seguir o tratamento cirúrgico, de preferência com exame de magnificação e ácido acético.

Outro cuidado igualmente importante é a citologia anal, um tipo de Papanoicolau anal (parecido com o que se faz para mulheres na prevenção do câncer de colo de útero), devido ao risco de aparecimento de câncer anal. Através deste exame podemos identificar pacientes que podem apresentar lesões pré-cancerosas, tratando-as antes que se tornem tumores malignos.